Pular para o conteúdo

Curiosidade: a importância da chuva para o povo hebreu.

19/08/2011

Chuva Serôdia; expressão que traduz a palavra hebraica “nalqosh”  isto é chuva da primavera em grego “opsimos” em Thiago 5:7 significa ultima chuvas ou chuvas da primavera.

Na Palestina, a chuva precoce ou de outono (de meados de outubro até meados de dezembro) prepara o solo para ser arado e irrigado  os campos recém semeados.A chuva serodia ou da “primavera (final de fevereiro e inicio de abriu) prove o crecsimento pleno dos grãos.

Deus fez uma promessa aos israelitas, antes de chegarem em Canaã, mediante a obediência dos seus mandamentos:”…darei a chuva da vossa terra ao seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu cereal, o teu mosto, e o teu azeite” (Dt 11:14; Jr 5:24; Pv 6:15; Zc 10:1).

Joel diz, em alguns versículos antes da profecia do derramamento do Espírito Santo, que Deus iria enviar a  chuva a temporã e a serôdia, como antes (Jl 2:23).

Em uma linda profecia sobre a vinda do Senhor, Oseías exorta o povo de Deus dizendo: “conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; como a alva, será a sua saida e Ele no vira como a chuva, como chuva serôdia que rega a Terra” ( Os 6:3).

Em sua epístola Thiago, procura preparar seus leitores para a volta de Cristo em 5:1-11.Depois de advertir todos os cristãos nominais que trapacearam nos negócios, Thiago incentiva os crentes fieis a exercitarem a paciência enquanto aguardam a vinda do Senhor, assim como agricultor aguarda que seus campos recebam a chuva temporã e serôdia.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: