Pular para o conteúdo

Homilética

19/08/2011

Neste mês estudaremos sobre a Homilética: “A arte de preparar sermão”.

Iniciaremos um importante estudo metódico didático para o preparo e aplicação do sermão. Bem sabemos que a pregação se constitui como base fundamental para a pregação do evangelho.

Jesus Cristo usou a pregação como meio de divulgação do reino de Deus não tendo lugar fixo, Ele pregou no ar livre, no monte, junto ao mar e na praia.

O uso da homilética no preparo dos sermões, não visa extinguir a inspiração e a unção do Espírito Santo, torna-se necessário a pregação do evangelho, fornecendo ao pregador recursos para a elaboração do pensamento inspirado colocando em ordem lógica.

Definição de Homilética: É a ciência que estuda os princípios fundamentais para o discurso publico aplicados na proclamação do evangelho. Este termo surgiu durante o iluminismo, entre o século XVII e XVIII, quando as principais doutrinas teológicas receberam nomes gregos, como por exemplo, doguimatica, apologética e hermenêutica. É o estudo dos fundamentos e princípios como preparar e proferir sermões. De tal maneira que o Espírito Santo coloca pensamentos inspirados numa ordem que facilita a exposição do sermão, e ai se descobre que pregar não é tão simples como se imagina por isso deve se preparar da melhor maneira possível através da vigilância, da oração, da leitura, do estudo, da meditação, da contextualização e da ação em aplicar o preparo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: