Pular para o conteúdo

A FIGURA PATERNA.

30/03/2014

mensagens-dia-dos-pais

A FIGURA PATERNA

A família do Antigo Testamento é definitivamente patriarcal. Observe que as genealogias são sempre apresentadas através da linhagem paterna(Gn 5). Era a partir do pai que se estabelecia a descendência(Gn 38.9). Na Bíblia,é comum a expressão”família[ou casa] de seu pai” (Dt 22.21; Js 6.25), e as famílias eram nomeadas pelo nome de seu chefe (Gn 17.23; 1Cr13.14; Rm 16.11; cf.a exceção em 1Co 1.11).

A família,portanto,girava em torno da figura do pai,e isso pode ser visto claramente ao longo de todo o Antigo Testamento.Ele era a autoridade máxima dentro de sua unidade familiar.E ocupava essa posição não apenas de direito,mas de fato.Isso pode ser visto,por exemplo,no tratamento que Sara dispensava a abraão,chamando-o “meu senhor”(Gn18.12).

O pai exercia autoridade total sobre os filhos,inclusive os casados que viviam com ele, e sobre as mulheres deles.Sobre isso, informa-nos Henri Daniel-Rops que,”em teoria,os filhos e filhas eram sua propriedade absoluta e ele [o pai] podia dispor deles como quisesse;se decidisse fazer isso,podia vendê-los como escravos. Se cometessem um crime grave, tinha o direito de condená-los á morte. Ló dispôs-se a entregar as suas filhas aos homens de Sodoma, quando estes tentaram apoderar-se dos anjos hospedados na casa do patriarca para abusar deles (Gn19.8;cf. Jz19.24). A agressão, a desobediência e a maldição aos pais eram castigadas com a morte (Êx 21.15; Lv 20.9; Pv 20.20).

Esse poder absoluto, no entanto, parece que foi tornado sem efeito sob a lei, pois as questões que envolviam a morte de um filho tinham de ser apresentadas ás autoridades da nação (Dt 21.18-20).

O pai também cumpria obrigação sacerdotais. Religião e família não se separavam nas antigas culturas. O pai hebreu estava sempre atento ao comportamento dos membros da família com relação a Deus. O patriarca Jó tinha essa preocupação (Jó 1.5). Após o êxodo, essa função foi estabelecida oficialmente, quando o pai passou a ocupar o lugar predominante no ritual da páscoa (Ex12.1-13.8).

Ressalte-se que termo “pai” (heb. ab) referia-se não somente ao pai, mas também ao avô e aos antepassados mais importantes, como por exemplo, Abraão (Lc 1.73). O povo de Israel  também utilizava a palavra “pai”para referir-se a Deus (Pv 3.12; Mt 5.16). Na relação entre Jeová e o seu povo, este é chamado “filho” ou “filha” e, ás vezes, “esposa” (Is54.6; Jr 3.22; Os 11.1).Pb EWERSON MASSEP.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: