Pular para o conteúdo

o altar-nos tempos dos Patriarcas.

20/09/2013

O primeiro registro de um culto nas escrituras acha-se em Gêneses 4.3-5. Abel,pastor de ovelhas, e Caim, lavrador, filhos de Adão e Eva, apresentam a Deus uma oferta com o produto de sua atividade:

Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.

O relato biblico não esclarece por que a oferta de Abel foi aceita, e a de Caim, rejeitada. Quanto á forma de culto, não há menção de um altar, no entanto não é demais pensar que tenha sido oferecidos sobre uma plataforma de terra ou de pedras.

Em Gênesis 8.20, encontramos primeira menção a um altar na Bíblia, quando Noé, ao sair da arca, oferece a Deus sacrifícios de animais e aves limpos. A partir de então, o altar passa a fazer parte do culto  a Deus durante o período em que não havia sacerdócio formal dedicado a Jeová.Os patriarcas Abraão,Isaque e Jacó também edificaram altares ao Senhor (Gn 12.7; 26.25; 33.20).Sobre o culto nesse período, Merril C. Tenney,J. I. Packer e William White Jr. comentam:

Havia espontaneidade no culto dos patriarcas. No princípio eles deixavam seus altares descobertos e expostos ao tempo; isto, certamente,determinava a ocasião das cerimônias,visto que queimar era uma parte essencial delas. Também, Deus agiu e falou quando quis, e os patriarcas não podiam saber com antecedência quando Deus os chamaria ao culto. Considerando que somente um punhado de pessoas cultuavam de uma vez , não havia necessidade de programar o tempo do culto.

O altar também se tornou peça central no culto judaico, e até hoje permanece como o local simbólico onde oferecemos a nossa vida em sacrificío vivo a Deus (Rm 12 .1).

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: